Política de Privacidade e Segurança
Nós, da Fundação Educacional Menonita, acreditamos na construção de relações baseadas na confiança. Por isso, assumimos o compromisso de agir de maneira íntegra e ética na realização de todas as nossas atividades. Este compromisso abrange o uso consciente e responsável dos dados pessoais dos nossos alunos, colaboradores e demais públicos com os quais nos relacionamos.
Atribuímos grande importância à sua privacidade, portanto adotamos todas as medidas necessárias para preservá-la. Visando a assegurar um tratamento seguro e responsável dos seus dados pessoais, elaboramos esta Política de Privacidade, por meio da qual esclarecemos como e quais dados são tratados pelas Instituições da Fundação Educacional Menonita e quais medidas adotamos para protegê-los e assegurar a sua privacidade.
A aplicação desta Política contempla todas as atividades realizadas pela Fundação Educacional Menonita que envolvam o tratamento on-line ou off-line de dados pessoais, contemplando acessos e/ou utilização dos serviços, plataformas virtuais de aprendizagem, redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, etc.), websites, aplicativos, produtos e demais recursos ofertados pela Fundação.
Caso tenha qualquer dúvida ou questionamento sobre esta Política de Privacidade ou sobre as operações de tratamento que envolvem os seus dados pessoais, ou ainda caso tenha conhecimento ou suspeita de que seus dados foram utilizados de forma indevida, você pode entrar em contato por meio do nosso Canal de Privacidade (https://fem.edu.br/ouvidoria/) ou pelo endereço de e-mail: ouvidoria@fem.edu.br
- Termos e definições
A seguir, enumeramos algumas definições e siglas para facilitar o entendimento da presente Política:
- Adolescente: É toda pessoa física entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (“ECA”);
- Aluno: Indivíduo matriculado em alguma das instituições da Fundação Educacional Menonita;
- Candidato: Indivíduo que tenha interesse em se matricular em alguma das instituições da Fundação Educacional Menonita;
- Compartilhamento: Toda a comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados;
- Consentimento do titular: É a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;
- Controlador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
- Cookies: São arquivos de texto que registram as atividades do usuário. O objetivo é deixar a navegação mais fácil, rápida e prática, configurando algumas informações de forma automática. A ideia é que você não precise ficar digitando a mesma informação várias vezes, além disso, possui uma função analítica de salvar dados sobre o comportamento do usuário no navegador.
- Criança: É toda pessoa física com até 12 (doze) anos incompletos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (“ECA”);
- Dado pessoal: Toda a informação que possa identificar a pessoa, de forma direta ou indireta, como por exemplo: nome, número do RG, CPF, data de nascimento, foto, telefone, geolocalização, entre outros;
- Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
- Eliminação dos dados: Exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em repositório de dados, independentemente do procedimento empregado;
- Encarregado pelo tratamento de dados pessoais (DPO – Data Protection Officer): Pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
- Pais/responsáveis: Pessoa responsável pela guarda da criança ou adolescente;
- Operador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;
- Terceiros: Pessoa física ou jurídica, que peste serviços ou atue em nome da Fundação Educacional Menonita visando a auxiliar no desempenho de suas atividades. Pode ser considerado um Terceiro: parceiros de negócios, fornecedores, consultores, terceirizados ou prestadores de serviços em geral.
- Titular de dados pessoais: Indivíduo a quem se refere algum dado pessoal, que seja objeto de tratamento;
- Transferência internacional de dados: Transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro;
- Tratamento de dados pessoais: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;
- Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais (Controlador)?
A Fundação Educacional Menonita, sociedade anônima aberta inscrita no CNPJ/MF nº 77.501.286/0001-13, com sede na Rua Pastor David Koop, 189, Boqueirão, CEP 81.670-340, é a pessoa jurídica responsável pelas decisões sobre o tratamento dos seus dados pessoais.
Para apoiar no cumprimento de suas obrigações e na gestão do seu programa de privacidade, a Fundação Educacional Menonita nomeou o Sr. Felipe Cardoso como encarregada pela Proteção de Dados Pessoais, que pode ser contatada pelo e-mail: felipe.cardoso@erasto.edu.br.
Esclarecemos que, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709/18 ou “LGPD”), a Fundação Educacional Menonita é responsável pelas atividades de tratamento de dados pessoais que realizar e/ou delegar no contexto das suas operações e Instituições.
Conforme será detalhado na presente Política de Privacidade, os seus dados pessoais poderão ser compartilhados entre a Fundação Educacional Menonita e suas unidades de negócios, atendimento ao cliente e operação de aplicações on-line ou off-line relacionadas aos nossos serviços educacionais, hipóteses em que as Partes poderão atuar em regime de controladoria conjunta ou singular.
- Como e quais dados coletamos sobre você
Nós coletamos informações sobre você por meio das diversas interações realizadas conosco, por meio de documentos, formulários, plataformas e canais de comunicação, sejam on-line ou off-line, conforme descrito a seguir:
3.1. Dados de visitação/navegação: Ao acessar nossos sites e aplicações, poderemos coletar, além de seus dados de cadastro, dados de navegação por meio do uso de cookies e/ou tecnologias similares que permitem reconhecer seu navegador ou dispositivo e nos informam onde (geolocalização), como e quando as nossas páginas e recursos são visitados e quantas pessoas os acessam.
A Fundação Educacional Menonita usa cookies e/ou tecnologias similares para autenticar usuários; lembrar preferências e configurações de usuários; determinar a popularidade de um conteúdo; divulgar e medir a eficácia de campanhas de marketing; e analisar tendências e interesses das pessoas que interagem com os nossos serviços e plataformas.
Você possui autonomia para restringir, recusar ou desabilitar o uso de cookies por meio das configurações do seu navegador. Contudo, ao fazer isso, algumas áreas do nosso site podem não funcionar corretamente, o que poderá impedir que você se beneficie de alguns de nossos recursos.
Para informações mais detalhadas sobre o assunto, acesse nossa Política de cookies disponível no rodapé de nossas páginas institucionais.
3.2. Dados para marketing e propaganda: Ao acessar nossas plataformas, sites e aplicações e interagir com os nossos materiais e conteúdos, poderemos coletar informações que você decida compartilhar conosco, como por exemplo, nome completo, CPF, telefone, endereço de e-mail, grau de escolaridade, estado, cidade e interesses educacionais.
Tais dados são coletados por meio do preenchimento de formulários de inscrição e solicitação de informações e valores, comentários, inscrição em promoções, buscas, entre outros. Também poderão ser coletados por meio de páginas de redes sociais atreladas as nossas marcas, formulários físicos ou outros formatos, decorrentes de cadastros e pesquisas de interesse realizadas em eventos, locais públicos ou instituições privadas que autorizem a divulgação dos nossos serviços.
Os dados coletados podem ser analisados de forma cruzada, de modo a possibilitar melhor compreensão do seu perfil e direcionamento de conteúdos, produtos e serviços que sejam de seu interesse. Asseguramos, no entanto, que esse cruzamento não é feito para fins discriminatórios e que todos os direitos e liberdades individuais serão garantidos.
Ao criar um cadastro em nossos websites, fique atento pois você é o responsável por manter o sigilo dos dados da sua conta e senha, devendo mantê-las sob sua guarda e controle, incluindo, mas não limitado, a restrição de acesso ao seu computador, celular, dispositivo móvel e/ou conta. Na hipótese de comprometimento do seu sigilo, acesse o nosso Canal de Privacidade.
3.3. Dados relacionados a processos seletivos: Para viabilizar a inscrição e participação em processos seletivos conduzidos por nossas Instituições (ex.: vestibulares, obtenção de bolsas de estudos e descontos, bolsas de pesquisa, extensão e monitoria, entre outros), será necessária a coleta de dados pessoais dos candidatos, tais como: Nome, CPF, RG, e-mail e telefone.
Tais dados são coletados por meio do preenchimento de formulários de inscrição, que podem ser físicos ou eletrônicos, e a sua coleta e utilização seguem os termos previstos nos respectivos editais de cada processo seletivo.
Também podemos coletar seus dados por meio de formulários de candidatura para processos seletivos para atuação profissional nas Instituições da Fundação Educacional Menonita, tais como: Nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone, grau de escolaridade e histórico profissional.
3.4. Dados para matrícula e prestação de serviços educacionais: Para adquirir nossos produtos, precisaremos coletar alguns dados pessoais necessários para execução do contrato, prestação adequada dos serviços e cumprimento da legislação e regulamentação aplicável, como por exemplo: dados de identificação (nome completo, data de nascimento, gênero, CPF, RG, filiação); dados de contato (e-mail e telefone); cópia de documentos; dados de localização (país, estado, cidade, endereço residencial); dados profissionais (cargo e nome da empresa em que você trabalha); dados educacionais (grau de escolaridade, nome do curso, nome da instituição de ensino); dados de faturamento (nome, CPF, endereço, cartão de crédito), entre outros.
Também poderemos coletar dados sensíveis, como religião, origem étnico/racial, dados médicos, deficiências físicas ou cognitivas, visando cumprir obrigações legais ou regulatórias, e/ou assegurar o seu acesso a direitos e a prestação adequada dos serviços contratados, por qualquer uma das partes.
Ao acessar os sistemas, plataformas e ambientes de aprendizagem disponibilizados para a devida prestação de serviços, tais como Área do Aluno, serão coletados dados como: nome, data, horário, IP de acesso e conteúdo de usuários (ex.: comentários, interações por voz e imagem).
3.5. Dados para utilização dos serviços abertos à comunidade: Caso você tenha interesse em utilizar algum dos nossos serviços abertos à comunidade, como assistência psicológica, será necessária a coleta, diretamente do titular ou responsável, de alguns dados pessoais necessários para a prestação do serviço escolhido.
Os dados coletados dependerão do serviço contratado, podendo incluir dados cadastrais (Nome, CPF, RG, Data de nascimento, endereço, telefone) e dados sensíveis de saúde, tais como: exames e histórico médico. Esses dados serão tratados tão somente para a prestação dos serviços oferecidos e para fins de prática e desenvolvimento acadêmico, de nossos alunos.
3.6. Sistemas de monitoramento e controle de acesso: Ao visitar e frequentar as dependências de nossas Instituições, podemos gravar a sua imagem por meio do nosso sistema de monitoramento interno. Poderão ser coletados ainda dados pessoais para providenciar o seu registro de visitante e/ou suas credenciais de acesso, de forma a manter um ambiente acadêmico e de trabalho seguros.
3.7. Participação em eventos organizados ou apoiados pela Fundação Educacional Menonita: Caso você participe de algum evento organizado ou apoiado pelas Instituições da Fundação Educacional Menonita, serão coletados os dados necessários para confirmar a sua inscrição (como nome, e-mail, telefone, dados de geolocalização e interesses educacionais) e/ou registrar sua presença.
Os seus dados de contato coletados em nossos eventos poderão ser utilizados por nossos times comerciais e de marketing com o intuito de enviar para você conteúdos e novidades a respeito de temáticas relacionadas ao evento ou que possam ser do seu interesse. Também poderemos compartilhar tais dados com patrocinadores ou apoiadores do evento, mediante coleta do seu consentimento.
Parte das formas de coleta de dados pessoais indicadas nos itens acima pode ser realizada com base no seu consentimento, situações nas quais a Fundação Educacional Menonita não possui outra hipótese legal para realizar o tratamento. Em tais casos a recusa de consentimento pode acarretar a impossibilidade de acesso, total ou parcial, a serviços oferecidos pela FEM.
Destacamos que você pode obter informações sobre as atividades de tratamento para as quais forneceu consentimento, bem como solicitar a sua revogação por meio dos canais indicados no item 7 desta Política.
- Para qual finalidade tratamos os seus dados
Todos os tratamentos de dados pessoais realizados pelas Instituições da Fundação Educacional Menonita estão amparados pelas bases legais previstas na Lei 13.709/2018 (LGPD), principalmente no que se refere a execução contratual, cumprimento de obrigação legal/regulatória, exercício regular de direitos, legítimo interesse e consentimento.
Seus dados são tratados para viabilizar:
4.1. A execução de atividades preliminares a execução do contrato e/ou formalização e execução do contrato de prestação dos nossos serviços, contemplando as especificidades de acordos comerciais;
4.2. A prestação de serviços ofertados à comunidade, principalmente por meio de nossas clínicas-escola.
4.3. Inscrição e seleção em processos seletivos, acadêmicos e profissionais, inclusive no que se refere ao cumprimento de obrigações legais/regulatórias e/ou políticas internas relativas à inclusão, momentos em que podem ser adotadas ferramentas que realizam decisões automatizadas;
4.4. Cadastro adequado de usuários nos sistemas e plataformas utilizados para a prestação dos serviços contratados;
4.5. O faturamento, processamento e gestão de pagamentos, e realização de cobranças de débitos;
4.6. Realização de análises e procedimentos com o objetivo de (i) atualizar e melhorar o cadastro dos usuários, assegurando assim a qualidade dos dados e (ii) possibilitar a prevenção de fraudes na contratação e faturamento de nossos serviços, de acordo com nosso legítimo interesse.
4.7. A divulgação e oferta de serviços, promoções e condições especiais que possam ser do seu interesse e customização de ações de publicidade;
4.8. Realizar pesquisas e análises estatísticas que permitam, por exemplo, a adequada avaliação de oferta x demanda por região geográfica, a identificação e correção de falhas em nossos serviços e o aprimoramento contínuo dos nossos serviços.
4.9. O envio de comunicações sobre temáticas relevantes relacionadas a prestação de nossos serviços, como por exemplo, alterações no calendário acadêmico, eventos internos, alertas sobre prazos ou riscos relevantes, entre outros;
4.10. O envio de comunicações de marketing e propaganda relacionadas aos nossos produtos e serviços e condições comerciais, tais como valores de mensalidades, campanhas de desconto, oferta de novos cursos, entre outros;
4.11. Cumprimento de obrigações e determinações legais, judiciais, regulatórias ou administrativas e ofícios de autoridades competentes;
4.12. Monitorar atividades e tendências de uso, assim como mensurar o nível de interação e engajamento em relação aos nossos serviços e plataformas, com o objetivo de melhorar a experiência de nossos usuários;
4.13. Viabilizar o controle e gestão de acessos, físico e lógico, bem como a videovigilância de alguns dos nossos espaços, de modo a assegurar a segurança dos nossos sistemas e ativos, segurança patrimonial e proteção à integridade física das pessoas que circulam em nossas dependências.
- Como tratamos dados sensíveis e de menores de idade
Dados pessoais sensíveis são tratados pela Fundação Educacional Menonita exclusivamente para as finalidades para as quais tais dados sejam estritamente necessários. Em tais casos, conforme previsto na Lei 13.709, adotamos medidas mais restritivas de acesso e aplicamos controles de segurança suficientes para a proteção dos dados.
Do mesmo modo, compreendemos a importância da proteção dos dados pessoais de menores de idade. Por isso, todos os dados coletados relacionados a tais públicos são obtidos e tratados com o objetivo de atender ao melhor interesse do menor e com restrição de acesso aos profissionais e parceiros que efetivamente precisem acessá-los para a execução de suas atividades.
Em casos de adolescentes com mais de 16 (dezesseis) anos, os dados poderão ser fornecidos diretamente pelo titular, com exceção das atividades de tratamento que necessitem da autorização de um representante legal (ex.: execução de contrato). Dados de crianças e adolescentes menores de 16 (dezesseis) anos deverão ser fornecidos diretamente pelos respectivos responsáveis/representantes legais.
Deste modo, solicitamos que menores de 16 (dezesseis) anos, não utilizem as nossas plataformas sem o acompanhamento ou consentimento dos seus pais ou responsáveis.
Os representantes legais também serão plenamente responsáveis no caso de acesso aos sites e plataformas da Fundação Educacional Menonita por parte de crianças e adolescentes, sem a devida obtenção de autorização prévia. Cabe a eles a integral responsabilidade pela fiscalização das atividades e conduta dos respectivos menores sob sua tutela, bem como ciência da integralidade dos presentes Termos.
- Como tratamos dados pessoais de colaboradores
Adotamos o mesmo nível de cuidado no tratamento de dados pessoais de nossos colaboradores, apenas coletando e tratando dados mínimos necessários a finalidades específicas e que possuam bases legais legítimas.
- Como você pode fazer a gestão e acompanhamento dos seus dados
Conhecemos e respeitamos todos os direitos dos titulares de dados pessoais com os quais interagimos, os quais podem ser exercidos preferencialmente por meio do Canal de Privacidade, disponível em pelo e-mail: ?
Informamos que para o exercício de alguns dos direitos descritos abaixo, a Fundação Educacional Menonita poderá solicitar a autenticação de sua identidade, visando assegurar que nenhuma informação será compartilhada com pessoas não autorizadas e que nenhuma ação será executada sem a sua ciência e autorização.
Por meio dos canais indicados acima você poderá realizar:
7.1. Consulta aos dados: Você pode solicitar, por meio dos nossos canais de atendimento, a relação dos dados pessoais de sua titularidade que tratamos.
7.2. Correção de dados: Você pode, a qualquer momento, solicitar a correção/alteração dos seus dados pessoais quando estiverem incompletos, incorretos ou desatualizados. Caso você seja aluno ou ex-aluno você também pode realizar algumas correções e atualizações de forma autônoma na Área do aluno, ou solicitar tais ajustes junto a Central de Atendimento ao Aluno, Secretaria Acadêmica ou Áreas Corporativas pertinentes, quando se tratar de colaboradores ou terceiros.
7.3. Manifestação de oposição: você pode se opor a determinadas operações de tratamento envolvendo seus dados ou restringir o uso para determinadas finalidades, assim como solicitar a revisão de decisões automatizadas.
7.4. Descadastramento ou cancelamento do envio de comunicações e propagandas: você pode solicitar a retirada dos seus contatos de todas as nossas bases de disparo ou de listas específicas, de modo a cessar o recebimento de comunicações que não sejam do seu interesse.
Destacamos que, caso você preencha qualquer formulário e manifeste novamente seu interesse em entrar em contato ou receber informações e materiais da Fundação Educacional Menonita, ficará caracterizada a reinserção do seu contato em nossas bases. Portanto, a requisição do cancelamento deve ser registrada novamente, se for do seu interesse, sempre que houver uma nova interação conosco.
7.5. Gestão ou revogação de consentimento: Para os casos em que o tratamento dos seus dados ocorrer com base no seu consentimento, você pode gerenciar o consentimento que forneceu ou mesmo solicitar a revogação dos consentimentos fornecidos.
7.6. Eliminação de dados: Você pode, a qualquer momento, solicitar a exclusão, total ou parcial, dos seus dados pessoais por meio do cancelamento da sua matrícula ou de outros cadastros e inscrições que tenha realizado.
Contudo, ressaltamos que, mesmo após a solicitação de exclusão, a Fundação Educacional Menonita poderá manter parte dos seus dados pessoais para o cumprimento das seguintes finalidades:
(a) processos judiciais, administrativos e arbitrais (pelo prazo necessário)
(b) cumprimento de obrigação legal e/ou regulatória.
(c) exercício regular de direitos, como, por exemplo, fazer valer os direitos da Fundação Educacional Menonita com base no contrato de prestação de serviços.
Ressaltamos que poderá haver situações em que a Fundação Educacional Menonita, por motivos legítimos, deixará de atender a uma solicitação de exercício de direitos, como por exemplo
(i) quando o fornecimento de informações e documentos puder violar segredos comerciais ou direitos de propriedade intelectual da Fundação Educacional Menonita;
(ii) quando houver outra base legal que obrigue ou legitime a retenção de dados por parte da Fundação Educacional Menonita, como por exemplo o cumprimento de obrigações legais/regulatórias e a defesa da Fundação em processos de natureza judicial, administrativa ou arbitral. ou
(iii) quando a solicitação estiver fora das atribuições Fundação Educacional Menonita.
Ainda, destacamos que algumas solicitações poderão não ser respondidas de forma imediata. Em tais casos, o titular poderá acompanhar a evolução de sua solicitação por meio dos canais indicados no início deste item, havendo o compromisso da Fundação Educacional Menonita em fornecer retorno em um prazo razoável e em conformidade com a legislação aplicável.
- Com quem compartilhamos os seus dados
Os seus dados são compartilhados em algumas situações, respeitada a sua privacidade e proteção de dados, bem como os princípios e diretrizes previstos na LGPD.
Listamos abaixo algumas hipóteses em que os seus dados podem ser compartilhados:
8.1. Entre Instituições do grupo da Fundação Educacional Menonita, nos limites das finalidades descritas nesta Política;
8.2. Com Autoridades judiciais, administrativas e governamentais: Para cumprimento de determinações ou obrigações legais e regulatórias, fiscalizações e avaliações, concessão de bolsas e financiamento estudantil, entre outros. Ou ainda para defesa dos direitos da Fundação ante processos judiciais ou administrativos;
8.3. Com nossas Instituições e Unidades de Negócios: Para viabilizar a divulgação de nossos produtos e serviços, execução de atividades pré-contratuais, concretização de matrículas e prestação dos serviços contratados, incluindo o atendimento de demandas administrativas e acadêmicas;
8.4. Com Instituições financeiras, Provedores de meios de pagamento, Integradores de meios de pagamento e Empresas de cartões de crédito: Para processar o pagamento referente aos serviços educacionais e administrativos adquiridos;
8.5. Com parceiros de negócios para viabilizar parcerias comerciais ou convênios que possibilitem acesso a produtos diferenciados ou a execução de atividades acadêmicas necessárias à formação de nossos alunos (ex.: estágios obrigatórios, intercâmbios, cerimônia de colação de grau e formatura).
8.6. Com prestadores de serviços que tratam dados pessoais em nome da Fundação Educacional Menonita, de modo a desempenhar determinadas funções como: fornecimento/licenciamento de plataformas de aprendizagem e tecnologia educacional; cobranças e negociação de pendências financeiras; recrutamento de profissionais; ações de marketing e comunicação; gestão e controle de acesso físico; serviços de armazenamento em nuvem; auditoria externa; entre outros.
A Fundação Educacional Menonita apenas utiliza serviços e tecnologias oferecidos por Terceiros confiáveis e que demonstrem seguir padrões de segurança adequados e suficientes. Para tanto, todos os Terceiros com os quais compartilhamos dados pessoais são submetidos a um processo de avaliação e a um processo de assinatura de cláusulas e acordos de confidencialidade e privacidade.
Em hipótese alguma, a Fundação Educacional Menonita vende ou transfere dados pessoais a qualquer Terceiro, visando a obtenção de vantagem financeira ou de forma contrária a esta Política ou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Transferência internacional de dados
A Fundação Educacional Menonita está sediada no Brasil, contudo, em algumas situações podemos compartilhar os seus dados pessoais com Terceiros que se encontram fora do Brasil, como é o caso de prestadores de serviço de armazenamento em nuvem ou parceiros comerciais com atuação internacional, os quais poderão atuar como Operadores ou em regime de controladoria conjunta.
Ressaltamos que, independentemente do local de tratamento/armazenamento, nós adotamos as medidas técnicas e administrativas necessárias para garantir a segurança, confidencialidade e privacidade dos seus dados, tais como a aplicação de avaliação de privacidade e segurança da informação, bem como a adoção de cláusulas contratuais específicas para assegurar tratamento em conformidade com a LGPD ou legislações equivalentes.
- Período de armazenamento dos dados
Seus dados pessoais serão mantidos pela Fundação Educacional Menonita apenas pelo tempo necessário para o cumprimento das finalidades para as quais eles foram coletados, respeitando sempre o período de retenção de dados previsto na legislação aplicável.
Ressaltamos também que caso seja solicitada a exclusão ou anonimização de dados pessoais, isso apenas será possível para dados cujo armazenamento não seja determinado por lei, autoridade regulatória, execução contratual ou outras hipóteses que justifiquem o armazenamento dos dados.
- Medidas de segurança que adotamos
Com o objetivo de preservar a sua privacidade e proteger seus dados pessoais, a Fundação Educacional Menonita adota boas práticas de segurança da informação e atua na implementação de melhorias contínuas que possibilitem a proteção dos dados que coletamos. Dentre tais medidas, adotamos controles de acesso e níveis de permissionamento, múltiplos fatores de autenticação, aplicação de técnicas de codificação e criptografia de dados em trânsito e repouso, monitoramento de incidentes.
Esperamos que toda a nossa cadeia de valor compartilhe do mesmo nível de segurança que buscamos, por isso adotamos o processo de avaliação dos terceiros que venham a tratar dados pessoais em nome ou favor da Fundação Educacional Menonita.
Além disso, capacitamos periodicamente nossos colaboradores sobre boas práticas de cibersegurança e privacidade, bem como contamos com equipes específicas preparadas para detectar e responder adequadamente, caso seja identificado algum incidente que possa comprometer a segurança dos seus dados.
Apesar dos cuidados e esforços mencionados, não é possível garantir que nossos serviços e sistemas são invioláveis. Por isso, também contamos com a sua colaboração para proteger adequadamente suas senhas de acesso e limitar o acesso de terceiros aos seus dispositivos, contas e dados pessoais. A Fundação Educacional Menonita não será responsável pelo uso ilegal e não autorizado de seus dados pessoais, que sejam decorrentes do uso indevido ou desvio das suas credenciais de acesso.
- Atualizações desta Política:
Estamos sempre buscando melhorar nossos serviços e políticas e, portanto, esta Política de Privacidade poderá passar por atualizações. Por isso, antes de acessar uma de nossas plataformas ou usar nossos serviços consulte nossa Política nos sites de nossas Instituições, a qual conterá a data de sua última alteração.
Atualizado em: 01/12/2025
